domingo, 15 de julho de 2012

O BEIJO DO PAPAI



É impressionante observar-se a humildade de uma criança. Ela desconhece o ódio, os conflitos, as barreiras e contradições. É apenas um ser indefeso e carente de afeto, proteção e amor. Todavia, ela também sabe dar amor e despertar confiança naqueles que a protegem.
Conta-se que, no tempo da guerra entre a Rússia e o Japão, certa tarde, após cessarem os bombardeios, junto à linha de fogo surgiu uma criança perscrutando, com o olhar curioso e indagador, como quem procura descobrir um semblante saudoso e querido naquele triste campo de batalhas. Ao ver a pequena, um bravo soldado japonês que podia dominar a língua eslavo-oriental, tomando em suas mãos calosas as acetinadas mãozinhas da criança, indagou com ternura:
O que deseja, minha pequena? Está procurando algo no meio da tropa? Quem é você?
De onde vem? Qual é o seu nome? Meu nome é Lina. Estou procurando o papai, que há muito tempo não vejo. Sinto tanta saudade e desejava vê-lo agora.
Que pena... O seu papai já não está mais aqui. Ele seguiu em frente. Posso lhe dar algum recado? Fale-me sobre como ele é e vou procurá-lo e dar suas notícias.
Está bem?
É fácil distinguí-lo... Meu pai é alto, forte, tem olhos azuis como os meus e um bonito rosto barbado. Os cabelos também são loiros. E a criança, esperançosa, tirou do bolsinho do avental uma foto do pai, dizendo sorridente:-Dou-lhe esta foto para que o reconheça. Ele se chama Ivan.
O soldado, comovido, colocou o retrato no bolso da sua túnica e indagou com enorme carinho:
Bem, agora qual é o recado que vai deixar comigo para o seu papai?
-Não é nenhum recado que eu quero que lhe dê... Então o que é? Pode falar que eu prometo fazer o que pede. Sim, eu quero que chegue juntinho dele e entregue esse meu beijo.
Assim dizendo, a pequena pulou ao colo do soldado e beijou-lhe o rosto umedecido pelas lágrimas e voltou correndo por onde havia chegado. 
  Durante toda aquela noite foi intenso o bombardeio e num assalto a tropa japonesa conquistou o inimigo. Os feridos começaram a ser recolhidos indistintamente. Nisto, aquele soldado japonês viu passar, carregado, um soldado cujas feições se assemelhavam muito às da criança. Tirou a foto do bolso e conferiu. Não havia dúvidas. Era ele. O soldado o chama: Ivan? O que deseja? -respondeu o usso ferido. Trago comigo um carinhoso beijo que Lina, sua filhinha, lhe enviou. Dizendo isto, beijou a fronte do inimigo ferido e o abraçou ternamente. Não havia ali lugar para o dio, foi o que aprendeu com Lina. Pense nisso... Pai – prisma cristão Fizeram um pesquisa para descobrir qual o melhor adjetivo para qualificar a Deus. Muitas respostas apareceram indicando: Luz do mundo, Rocha Eterna, O caminho da vida, Justo, etc. Mas a que ganhou foi uma única palavra que transmitia mais proximamente o que é Deus. A palavra vencedora foi "Pai". O nosso Salvador Jesus já nos ensinou na oração modêlo como tratar com nosso Deus:
Pai Nosso...
O que significa ser Pai? O que de tão especial envolve esta qualificação que faz ser a mais próxima para descrever como é Deus? O livro "Santificação" apresenta um dado interessante sobre Enoque, aquele que "Deus tomou para si". Enoque tinha uma íntima comunhão com o Criador. Mas quando teve um filho, seu amor a Deus e sua comunhão aumentaram. Porquê? Percebeu ele, quanto indefesa e dependente era a criança, e que tamanha responsabilidade e desprendimento tem que ter o Pai.
Pensou ele, se nós humanos já temos este sentimento de amor, responsabilidade, desprendimento e interesse por nossos filhos, que dirá Deus o Pai ! Isto é ser Pai !
Cícero escreveu: "O filho respeita o pai por obediência; o pai deve respeitar o filho por dever." 
 Lembremos que a primeira imagem que os filhos fazem de Deus, é como seus Pais são. Esta é nossa responsabilidade. O Pai autoritário, egoísta, insensível, irreligioso gerará filhos sem sentimentos, materialistas, sem princípios, e terá uma velhice fadada ao maior sofrimento. O pai ausente poderá resultar até em filhos sem personalidade masculina sólida.
Ao contrário, o Pai que for religioso, atencioso, que reparte amor com sua família, e dedicar educação com tempo, terá muitas alegrias no decorrer dos anos com os sucessos e Bênçãos com seus filhos. Se desejarmos ser um Pai bem sucedido, temos de procurar conhecer melhor como é Cristo, nosso Pai Celestial. Quanto mais semelhantes formos a Ele, mais êxito, sucesso e qualidade de vida teremos com nossos filhos. Pratique isto Papai e que Deus abençoe!
 
Pr. Irineo E. Koch

Nenhum comentário: