sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como evangelizar/discipular uma criança?

Há varias formas de levar o evangelho às pessoas. No caso desta ser uma criança a forma mais eficaz é através de encontros que possam marcar sua infância.Um tipo de encontro muito eficaz é a EBF. Neste, podemos ensinar:
Além da EBF, podemos, também,  criar uma Escola Bíblica na varanda de nossa casa. Sabe aquelas crianças que cismam em jogar bola em frente ao seu portão? Antes de reclamar com elas sobre o barulho, por que não estimulá-las a estudar a bíblia? Comece convidando-as a ouvir uma história. Qual criança não fica com os olhos brilhantes quando escuta essa palavra? Pra que vc se torne um exímio contador de histórias, tal como Jesus, comece a se aprimorar nessa técnica. Aqui no Blog há algumas postagens sobre o assunto. (A Arte de Contar Histórias ; Histórias - Recursos)

Seja qual for o tipo utilizado, procure sempre montar uma programação onde a leitura da palavra, oração e cânticos nunca faltem. Por ex.: Comece falando sobre o tema da programação, depois fale um versículo, cante um cântico ou mais de um que tenha a ver com o tema sugerido e depois ore com a turma. Isso é essencial. Depois vc pode levar a mensagem de várias formas (fantoches, encenação, história contada com recursos visuais,...), mas nunca se esqueça de concluir a mesma com uma palavra bíblica. Encerre com cânticos e oração. Caso possa fazer uma oficina (desenho, pintura, jogos,...) pra fixação do aprendizado seria muito edificante. Consolida o que foi aprendido.

O Pap da programação ficaria assim:

Abordagem do Tema
Versículo pra memorização
Cânticos
Oração
História Bíblica (fantoches, encenação,...)
Conclusão da História e aplicação
Cânticos
Oração
Oficinas de fixação do aprendizado

Nunca se esqueça de orar, também, com a equipe. Peça a Deus que esteja com todos, ore por cada criança individualmente. Incentive sua equipe a orar sempre antes da programação começar e ao término da mesma.

Aprimore-se sempre, esteja atento às novidades e nunca tenha medo de errar, pois se você tiver medo a criança perceberá e vc poderá perder o controle da turma. Seja firme e preparado sempre!

Depois de escolher tipo de programação adequada, procure analisar a faixa etária com a qual você trabalhará e busque suas necessidades, anseios,... Qual o assunto bíblico melhor pra ser abordado com essa classe? Qual ênfase dar? Qual o tratamento que devo utilizar pra Deus e Jesus? P. ex.: eu não posso virar para uma criança de 2 anos e dizer que Jesus e Deus são as mesmas pessoas e nem dizer que Deus é eterno, porque elas não sabem o conceito de eternidade. Neste caso, eu costumo trabalhar Jesus como "Meu Amigo" (Leia mais em:  Caracteristica da criança por faixa etária ) Não posso trabalhar com expressões tipo "a bíblia nos fala", pra essas crianças a bíblia não tem boca, portanto não fala. Não fique com medo de não for bem sucedido. Erros acontecem com todos, o importante é aprender com os mesmos para que haja  crescimento.

Faça sempre avaliações com as equipes. Deixe que  falem e esponham suas dúvidas e anseios. Assim, você estará criando oportunidade pra que todos cresçam e se desenvolvam.

E, nunca deixe que a falta de um material se torne impencilho pra que não haja programação. Dê um jeito e peça a Deus pra abençoar. Se você se dobrar ao desÂnimo estará desprovendo uma ou mais crianças do conhecimento de Deus e de sua palavra.

Grande abç!
Ana D'ávila

"CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER O SENHOR." (Oséias.6.3)

Nenhum comentário: