quarta-feira, 23 de março de 2011

Teatro - Maquiagem na Pantomima - com vídeo explicativo



A maquiagem na pantomima é tão importante quanto o figurino, é com ela que se diferenciam as personagens. A maquiagem é capaz de transmitir muita informação se feita com cuidados.
A maquiagem perfeita, que é utilizada para retratar machucados, cicatrizes, etnia, e outros pode ser deixada apenas para o teatro dramático, para a pantomima a maquiagem deve ser clara e direta, sem ter compromisso com a perfeição, pois a pantomima é uma arte completamente abstrata, e assim segue a maquiagem com ela.

Já estou em contato com pessoas que(entendem de maquiagem) e hão de colaborar...  

 

Os grupos de pantomima cristãos costumam padronizar o tipo de maquiagem.


 A respeito das tintas, sugere-se três opções.
A primeira seria pasta d’água, porém esta pode manifestar alergia em alguns atores, por isto sugere-se a pasta d’água de farmácia de manipulação que é completamente antialérgica;
A segunda opção é panqueique e a terceira tinta facial infantil, disponível em todas as cores e todas antialérgicas. Todas estas tintas são removíveis com água e facilmente diluídas.
Durante a maquiagem deve-se ter cuidado com os olhos. Maquiar perto demais dos olhos pode correr o risco de um contato e haver sérias complicações, além de estragar o espetáculo. Portanto, cuidado com os olhos e deve-se pedir para alguém mais experiente passar lápis de olho nos atores, assim a maquiagem não precisa chegar no olho e não fica um buraco sem maquiagem abaixo do olho.

Fonte: Site Teatro Cristão

Mais matérias: Conhecendo-o-rosto-maquiagemDicas-de-maquiagem-para-teatro

4 comentários:

Marília Castro disse...

Ana, estamos iniciando um ministério de teatro da igreja da Paz em Sobral Ceará. Aqui não encontro a tinta facial tipo panqueique, que é essa do vídeo, né? Vc pode me dar o link de onde poderia comprar pela internet, várias cores?
Obrigada!
Marília

Marília Castro disse...

Ana,

Nosso ministério de teatro está no início. Precisamos comprar tinta tipo panqueique. Vc me indicaria um site onde eu possa comprar? Aqui em Sobral Ceará não encontramos.
Obrigada!

Ana D'ávila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana D'ávila disse...

Oi Marília. Fico feliz em saber que vcs estão se empenhando na casa do Senhor nessa área às vezes tão esquecida que é a da interpretação. Bom, procurei e achei alguns sítios na net, um deles é até de um rapaz que mora aí pelo nordeste, é o Dicas de Teatro (http://dicasdeteatro.blogspot.com.br/2009/09/maquiagem-de-teatro.html) é secular, mas dá dicas interessantes. Quanto a compra de panqueique/pancake/... vc pode buscar pelo google. Eu fiz uma busca e achei as seguintes lojas: Mercado Livre - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232014938-pancake-festa-fantasia-palhaco-maquiagem-_JM ; -http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232044083-batom-profissional-nariz-de-palhaco-pancake-makeup-_JM; Foram o que consegui achar. Lembre-se que para comprar no mercado livre é bom que vc veja a reputação do vendedor. Parece que os supracitados são de boa procedência. Boas compras e que Deus abençôe vc e seu ministério!