terça-feira, 17 de novembro de 2009

Artigo - CONHEÇA OS AMIGOS DE SEUS FILHOS

 

Em seu proeminente livro The Four Loves (Os Quatro Amores), C. S. Lewis discute amplamente o bem e o mal que os amigos podem promover. Ele destaca esta maravilho-sa dádiva, chamada amizade, que pode trazer muito prazer e alegria a nossa vida e tam-bém nos afastar de Deus. A amizade pode encorajar os cristãos a resistirem à persegui-ção ou a se unirem a indivíduos maus que lutam contra suas posições. Sim, até mesmo Hitler teve amigos.

Os pais necessitam estar totalmente cientes das amizades que gravitam em torno de seus filhos, e vice-versa, e envolverem-se proativamente nessas amizades. Seu po-tencial para o bem ou para o mal – é tremendo. Esta é, no entanto, outra extensão do princípio bíblico: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas" (Provérbios 27:23).

 
 

Características-chave dos "Bons" Amigos

1. Amam a Deus – não importa se os amigos de seus filhos são ricos ou pobres, ou sua cor ou raça; se tiverem o amor a Deus podem ser recomendados. Necessitamos empenhar-nos ativamente para que outras crianças cristãs brinquem com nossos filhos.

2. Bom Relacionamento com Seus Pais – o bom relacionamento entre pais e filhos é a comunicação mais necessária e afirmativa mesmo em tempos de dificuldade.

3. Espírito Bondoso e Não Maldoso – as pessoas que podem ferir profunda-mente seus filhos são muitas vezes os de sua idade. Esteja atento se o seu filho está as-sociado a alguém que você julga possuir um espírito maldoso.

4. Amante da Alegria – encoraje seu filho a passar momentos maravilhosos quanto estiver brincando e encontre amigos que complementem essa atitude contagiosa.

5. Desejo Pela Excelência – as crianças que são inclinadas a melhorar seus talentos e habilidades em vez de vegetar em frente da televisão, pode exercer uma influ-ência fantástica sobre seus filhos, ajudando-os a descobrirem seus talentos desconheci-dos e dando-lhes confiança para serem excelentes.
 

Encaminhe Seu Filho Mais Velho para os Devidos Ami

Se certos amigos são realmente uma má influência, você pode proibir seu filho de estar na companhia deles. Mas isso, muitas vezes, produz rebelião e deveria ser apenas feito como último recurso. Dois métodos sempre deveriam ser tentados primeiro.

1. "Postura de Desaprovação" – Ou seja, se você sente que um amigo não é uma boa influência, sutilmente, mostre-lhe sua falta de entusiasmo. Não discuta. Não faça ameaças. Você pode dizer (sem demonstrar emoções) algo como: "Sabe, estou um pouco preocupado a respeito (nome)". Quando seu filho pedir detalhes, mantenha a calma e divague: "Não sei se gostaria que fulano/a fosse seu/sua amigo/a chegado". Pare aí. O excesso de reclamações muitas vezes irá encorajar seu filho a defender o/a amigo/a, au-mentando assim a lealdade para com ele/a.

2. Aprovação Prática – Com os pré-adolescentes, os pais podem incentivar bo-as amizades e evitar as más com decisões simples. Quando os amigos que são boas influências e desejam vir a sua casa, você demonstra alegria e vai buscá-los (qualquer que seja o sacrifício) e levá-los de volta. Quanto aos que são más influências, você dificul-ta a situação. Haverá momentos quando você deverá conversar com seu filho abertamen-te a respeito da influência negativa de certos amigos. Uma conversa amigável, não amea-çadora, irá explicar porque você está tão preocupado. Novamente, seu filho pode não concordar com sua argumentação, mas ele deve ter a certeza de que você tem em conta os melhores interesses do coração.

Adaptado de Raising Children to Adore God.
 

VOCÊ SABIA?

* Mais de 20 milhões de famílias, nos Estados Unidos, têm um filho com necessidades especiais – ou seja, cerca de uma em cada três famílias.
Tween Ages, janeiro/fevereiro 2004; "Special Kind of Love", p. 4.


* As crianças com uma vida spiritual rica têm menor probabilidade de desenvolverem problemas mentais, sugere um artigo. "A participação na comunidade da fé parece prover proteção contra a depressão, a ansiedade, as desordens comportamentais", diz Katheleen Kovner Kline, MD., investigadora da Comissão de Crianças em Risco.
Parents, abril de 2004, "The Benefits of Faith", p. 151.


* O divórcio causa um impacto tremendo nos filhos. As crianças cujo pai está ausente:
* Têm quase 7 vezes mais possibilidade de abandonar os estudos.
* Têm quatro vezes e meia mais possibilidades de cometer suicídio.
* Têm seis vezes e meia mais possibilidades de engravidar na adolescência.
* Têm vinte e quatro vezes mais possibilidades de fugir.
* Têm quinze vezes mais possibilidades de manifestar desordens comportamen-tais.

www.connectwithkids.com/tipsheet/2004/167_mar10/divo..html
"Divorce Anger Lasts"


* De acordo com Mark Shriver, vice-presidente e diretor gerente dos Save the Children's U. S. Programs (Programas Americanos Salve as Crianças), "Melhorar a habilidade de leitura da criança é a forma mais importante de ajudar a criança a obter as habilidades e confiança de que necessitam para romperem com o ciclo da pobreza e terem uma vida melhor."
www.savethechildren.org/usa/war_on_poverty.asp
"War on Poverty Undate: Helping Children Break the Cycle of Poverty", 26/03/2004.

Evangelizing Today's Child, julho/agosto de 2004.


Extraído de :
http://www.igrejaadventista.org.br/Ministeriodacrianca/Espaco/ideias.asp

Nenhum comentário: